Marcelo José Pio, Ariel Vicentini de S. Martins e Adelaide Antunes
Tendo em vista a importância da informação na geração de conhecimentos que auxiliem na tomada de decisões das empresas e instituições, percebe-se que, para o SENAI/CETIQT, o modelo proposto de SIC mostra-se uma boa ferramenta organizacional, e sistêmica, da qual a instituição poderá utilizar-se para a elaboração de suas estratégias mercadológicas, o que permitirá o aumento de sua importância setorial, além de auxiliar na maior competitividade dos seus produtos e serviços com outras universidades e outros centros tecnológicos e de pesquisa aplicada.
Através do emprego sistemático das técnicas propostas neste artigo espera-se que a prospecção das futuras oportunidades e ameaças faça parte de uma rotina metodológica, na qual todos os setores que constituem formalmente a instituição contribuam de forma integrada com o SIC, e que a centralização das informações seja executada pelo grupo, equipe ou setor de IC que deverá ser criado para dar o suporte necessário à alta direção no fornecimento de informações vitais ao processo de tomada de decisão, e, daí, estabelecer as estratégias necessárias à instituição.
BRAGA, F., GOMES, E. (2001); “Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo”. Editora Campus. Rio de Janeiro, 2001.
MARCIAL, E.C., COSTA, A.J.L. (2001); “O Uso de Cenários Prospectivos na Estratégia Empresarial: vidência especulativa ou inteligência competitiva”. Trabalho apresentado no 25º Encontro da Anpad. Campinas.
PORTER, M.E.(1986); “Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência”. Editora Campus. 7ª edição. Rio de Janeiro.
ROMANI, C., TEIXEIRA, F.L.M., DAZZI, M., C., S., ANGELONI, M., T. (2001); A Tecnologia como Suporte à Inteligência Competitiva. Anais do II workshop de Inteligência Competitiva. São Paulo.
SILVA, H.P., ABREU, A.F.(2001); Inteligência Competitiva na Internet. Anais do II Workshop de Inteligência Competitiva. São Paulo..
SILVA, H.F.N., HÉKIS, H.R.(2001); Monitoramento da Informação: em busca da inteligência competitiva. Anais do II Workshop de Inteligência Competitiva. São Paulo.
TARAPANOFF, K.(2001); Inteligência Organizacional e Competitiva. Universidade de Brasília. Brasília,.
VASCONCELLOS, S.R.R.S.(2001); Valor Agregado e Competitividade na Informação e na Inteligência Competitiva. Anais do II workshop de Inteligência Competitiva. São Paulo.
WORMSBECKER, A.P.S., CARVALHO, H.G.( 2002); “A Proposta da Inteligência Competitiva. Estudos dos Modelos e o Papel da Análise”. Anais do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. São Paulo.